terça-feira, 5 de junho de 2012

Um breve resumo da história de Siqueira Campos

Texto publicado na Edição nº 1 (Março de 2012), na seção “Memória siqueirense”


As primeiras movimentações realizadas no atual município de Siqueira Campos foram feitas no século XIX por Joaquim José de Senes, dono de grande área de terras, adquiridas junto ao governo provincial.
A partir de então, houve sucessivas vendas nesta imensa gleba de terras,  da qual foram donos respectivamente: José Bernardes de Gouveia, Miguel Joaquim e Francisco de Paula. Em 1863 os irmãos José Caetano de Carvalho, Caetano José de Carvalho e Inocêncio José de Carvalho e ainda os cunhados Pedro José da Rocha e João de Oliveira Rocha tornaram-se os novos proprietários daquela extensa faixa de terras.
Os novos donos da área eram da localidade de Douradinho, no município mineiro de Santo Antonio Machado, e como gostaram muito da propriedade, resolveram fixar no lugar. Chegaram em comitiva, e o fato de todos terem filhoscasados, fez com que o número de pessoas fosse realmente significativo, dando surgimento a um povoado propriamente dito.
Na época o município mais importante da região era São José da Boa Vista e lá residia o capitão Francisco José de Almeida - o Tico Lopes, que resolveu batizar o novo povoado de Colônia dos Mineiros, mais tarde simplificada para Colônia Mineira. Com esta denominação o povoado frequentou livros, enciclopédias, documentos e mapas cartográficos ao longo de muitos anos da história do Paraná.
No ano de 1899, o presidente do Estado, dr. José Ferreira dos Santos Andrade, determinou a criação de um Distrito Policial na Colônia Mineira.
Em 22 de novembro de 1900, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Judiciário e em 28 do mês e ano, foi aprovada a legitimação do patrimônio da Colônia Mineira.
Pela Lei Estadual nº 1.944, de 20 de março de 1920, a Colônia Mineira  foi  transformada   em  município   autônomo,     com    território desmembrado do município de Tomazina, sendo instalado em 23 de setembro do mesmo ano. Com o movimento revolucionário surgido na década de 1920, a figura de Siqueira Campos emergiu, e seu nome substituiu a antiga denominação Colônia Mineira. Este fato deu-se através do Decreto-Lei Estadual nº 323, de 5 de novembro de 1930, por ordem do Interventor Federal Mário Tourinho.

A origem do nome Siqueira Campos

O nome foi escolhido em homenagem ao tenente Siqueira Campos, líder revolucionário, que juntamente com o tenente Eduardo Gomes (mais tarde brigadeiro), foram os únicos que sobreviveram, com ferimentos, ao épico Levante do Forte de Copacabana, em 1922. Episódio que ficou conhecido como os Dezoito do Forte de Copacabana, muito embora existam controvérsias sobre o real número de oficiais abatidos nesta época. Etimologicamente, o termo "Siqueira", é sobrenome de variação no termo Sequeira, antigo Syqueira. Enquanto que, "Campos" é sobrenome de origem geográfica.

Dados geográficos

Possui uma área é de 278 km² representando 0.1395 % do estado, 0.0493 % da região e 0.0033 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23º41'20" sul e a uma longitude 49º50'02" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada em 2005  era  de  17.111  habitantes.  De acordo com o censo de 2010, sua população é de 18.446, sendo 13.419 na área urbana e 5.027 na área rural. Também, segundo o censo, Siqueira Campos conta com mais mulheres do que homens, sendo 9.249 contra 9.197.

Fonte: Site Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário